1. “A CERVEJA É A PROVA DE QUE DEUS NOS AMA” – BENJAMIN FRANKLIN
É isso mesmo, nós vamos falar sobre ela: o líquido dos deuses, a bebida que nunca pode faltar, a amiga de todas as sextas feiras… A cerveja!
Se liga a seguir na lista cheia de curiosidades incríveis sobre a cerveja, para debater na mesa de bar, divulgada pela rede colaborativa 9gag.
***
2. FINALMENTE, O MELHOR ALUNO DA SALA!
Imagine estudar cerveja! A zitologia nada mais é do que o estudo puro e aplicado da bebida e da arte de fazê-la, incluindo até mesmo o papel de cada ingrediente no processo. Uma perfeita adição para qualquer grade curricular.
– Estude para prova, e beba cerveja
3. RECEITA DA AVÓ, DA AVÓ, DA AVÓ, DA AVÓ, DÁ AVÓ DA MINHA VÓ
As receitas mais antigas descobertas são para a produção de cerveja. Elas foram escritas em tábuas de pedra há mais de 5.000 anos em forma de música.
4. VAMOS FALAR DE COISA BOA, CÁTIA?
O anúncio mais antigo de uma cerveja em uma tábua de argila data de 4.000 a.c! Ele mostra uma mulher com seios avantajados segurando duas canecas cheias junto com a descrição “Beba Cerveja Ebla – a cerveja com o coração de um leão!” (qualquer semelhança com a atualidade é mera coincidência).
5. DEIXA AS MINA
Amigo, se você acha que a cerveja na geladeira é toda sua, fique sabendo que todos os primeiros cervejeiros, sem exceção, eram mulheres! Então, se formos levar em conta o histórico, aquelas latas na geladeira são bem mais delas do que suas…
6. FARINHA DO MESMO SACO
Os lúpulos utilizados na produção da cerveja são da mesma família de plantas da Cannabis sativa (a maconha), então, se você critica aquele cara fumando um baseado enquanto você toma uma cerveja, bem… Tá tudo em família, amigo.
7. SEGURA, BERENICE
O primeiro acidente motivado por bebida e direção que se tem notícia ocorreu em 2.000 a.C. Conta-se que no Egito antigo, um cocheiro embriagado foi preso após atropelar uma donzela virgem da deusa Hator.
O culpado foi crucificado na porta da taverna que o vendeu a bebida, e seu corpo ficou lá até ser reduzido a ossos. E você aí, reclamando de uma multa.
– Homem sendo carregado depois de uma bebedeira.
8. MAIS ÁLCOOL? SIM, OBRIGADO.
Durante as viagens britânicas para levar cerveja até a Índia, as bebidas acabavam estragando devido ao tempo no navio. Para resolver isso, os produtores de cerveja passaram a adicionar mais álcool e lúpulos à bebida, criando um novo tipo de cerveja, mais amarga e muito mais forte, chamada de India Pale Ale (IPA).
– Amigos não deixam amigos beberem cervejas ruins.
9. TEM PRA TODO MUNDO!
Existem 400 tipos de cerveja ao redor do mundo, e a Bélgica é o país com mais marcas diferentes. Partiu Bélgica?
10. ENCHA MEU COPO… POR FAVOR!
A cenosilicafobia é o medo incontrolável de ver um copo vazio… ou é uma boa desculpa para aquela garrafa a mais depois da saideira
11. CERVEJA PARA (NEM) TODOS OS BOLSOS
A La Vieille Bon Secours – cerveja mais cara do mundo – é tão cara, mas tão cara, que só é servida em um bar: o Bierdrome, em Londres. Quanto ela custa? Pasme: 1.000 dólares a garrafa!
12. A CERVEJA FAZ O FUTURO
A revolução agrícola só começou porque as pessoas precisavam achar um jeito de fazer mais cerveja. Isso levou a invenções como o arado, a polia e os sistemas de irrigação. Essa merece um brinde!
13. UMA CERVEJA DE BABAR (LITERALMENTE)
Garotas incas de 8-10 anos costumavam mascar milhos até que eles chegassem a uma consistência de polpa em suas bocas. Então elas cuspiam o conteúdo em vasos de água quente e deixavam decantar por várias semanas. O líquido viscoso e turvo era então filtrado. ECA!
14. PANELA VELHA É QUE FAZ COMIDA BOA
A cervejaria Bayerische Staatsbrauerei Weihenstephan foi fundada há mais de 9 séculos! A fábrica funciona perto de Munique desde 1040.
15. CERVEJA É SAÚDE!
A bebida contém praticamente todos os minerais que precisamos para sobreviver, e por isso era um dos pilares de muitas dietas durante a idade média europeia, quando a nutrição era precária. Eles bebiam cerveja para sobreviver!
E não eram só os adultos, as crianças também costumavam consumir a bebida como fonte de energia e nutrientes.
16. A FACULDADE É O BAR
Segundo um estudo do New York Journal of Medicine, mulheres que bebiam moderadamente tinham suas funções cognitivas mais apuradas em relação às que não bebiam.
Além disso, foi constatado que o álcool eleva os níveis de HDL (o colesterol bom), o que auxilia na redução do risco de doenças cardíacas e na melhora das funções cognitivas. Bora pro bar?
17. A CERVEJA ENTRA, A VERDADE PEDRA SAI
Um estudo publicado no American Journal of Epidemiology apontou que o consumo de cerveja é inversamente proporcional ao risco da ocorrência de pedras no rim em homens de meia idade. Segundo os pesquisadores, cada garrafa de cerveja consumida por dia reduzia em aproximadamente 40% os riscos.
18. É OSSO!
De acordo com um estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition, a bebida protege a densidade mineral dos ossos por causa de seus altos níveis de silício. A substância ajuda no depósito de cálcio e outros minerais no tecido ósseo. Pode colocar na lista de compras: uma lata de cerveja para cada caixa de leite!
19. VOU REPETIR: RESPEITA AS MINA…
Fermentar cerveja era uma tarefa considerada extremamente nobre para as mulheres. No Peru antigo, as cervejarias eram lideradas por moças da elite, pois a mulher tinha que ser de família nobre ou extremamente bonita para fazer parte da produção. “Brewster” é o termo correto para mulheres que produzem cervejas.
– Pelo amor à cerveja
20. …PORQUE É TUDO DELAS!
No Egito antigo, foi escrita uma lei que impedia homens de vender e produzir cervejas. Ainda bem que não proibia de beber.
21. MAMÃE, EU QUERO!
No século XIX, mães alemãs que estavam amamentando costumavam tomar até 7 canecas de cerveja por dia, pois acreditavam que isso era necessário para alimentar seus filhos.
22. E BEBER ERA A LEI
O rei babilônico Hamurabi decretou que cada pessoa tinha uma quantidade máxima de cerveja para beber por dia, dependendo de sua classe social. Ele dizia também que mulheres que servissem cervejas ruins deveriam ser afogadas!
23. DOIS GIGA, NÉ?
Embora a República Checa beba mais cerveja por pessoa do que qualquer outro país do mundo, quem bebe mais cerveja são os chineses (350 milhões de hectolitros nos últimos dois anos), e eles ainda detém o maior crescimento desse mercado. Em segundo lugar estão os EUA.
24. CERVEJA EM CASA, FINALMENTE!
As primeiras latinhas de cerveja foram produziras em 1935, a partir daí, ninguém mais era obrigado a sair de casa para beber, e as cervejarias deveriam levar a bebida em casa!