1. Em 1991, 121 milhões de brasileiros (83% da população) eram católicos. Em 2000, a porcentagem caiu para 73% e, em 2010, para 68%. Mesmo assim, o país ainda é o maior rebanho da Igreja Católica do mundo.
3. No Brasil, a Igreja Católica é composta por 7.600 igrejas, 6 cardeais, 46 arcepisbos, 318 bispos, 14.200 padres e 35.500 freiras.
4. A Igreja Católica impôs oficialmente o celibato sacerdotal no século IV, por decisão do sínodo romano de 386. Antes disso, a prática era opcional, conduta mantida ainda pelas igrejas do rito oriental. Mesmo se subordinando ao papa, elas possuem direito canônico próprio. Padres orientais que se casam não podem ser indicados à posição de bispo.
5. O primeiro a impor o celibato ao seu clero foi Santo Agostinho. Jesus Cristo manteve sua castidade durante toda a vida, assim como São Paulo. A conduta, segundo a Igreja, permite aos sacerdotes que dediquem integralmente sua vida aos trabalhos religiosos.
6. A palavra hóstia (do latim hostia) quer dizer vítima. Originariamente, era o animal imolado ao sacrifício. Na Antigüidade, chamava-se de hóstia o que era oferecido às divindades. A Igreja Católica teve a ideia de aplicar o termo hóstia a Jesus, que se deixou imolar para a felicidade dos homens.
7. É possível adquirir uma hóstia através do correio. A iniciativa partiu da Igreja Episcopal da Inglaterra, que envia hóstias pré-consagradas via postagem. O serviço é gratuito, só é necessário pagar a taxa de envio, que custa duas libras (aproximadamente seis reais).
8. Todos os anos, a Igreja realiza a cerimônia de Lava-Pés na Semana Santa. Esse é um dos principais rituais do catolicismo, e simboliza a humildade e o amor ao próximo. Imitando o gesto de Jesus Cristo na Última Ceia com seus discípulos, os sacerdotes lavam os pés de 12 pessoas. Em 2001, Dom Cláudio Hummes, arcebispo da cidade de São Paulo, enxagou e beijou os pés de 10 homens e 2 mulheres dependentes de drogas.
9. Segundo a Bíblia, depois do dilúvio, os descendentes de Noé se instalaram na planície de Senear. Eles começaram a erguer uma grande torre para alcançar o céu. Todos falavam a mesma língua até que Deus desceu dos céus, semeou a confusão e dispersou-a por toda a terra. Essa é a lenda da Torre de Babel, que simboliza as diferentes línguas faladas pelo rebanho cristão.
10. Nunca haverá no mundo um padre do sexo feminino. Depois de muita discussão, o então papa João Paulo II assinou um documento, em 1994, que continha os seguintes dizeres: "A Igreja nunca terá a autoridade de tornar padre uma mulher. A Igreja deve seguir fielmente esse julgamento por toda a eternidade". A justificativa da Igreja é que Deus teria designado aos homens o papel de padre.