7 curiosidades que você não sabia sobre Cleópatra
De modo geral, a imagem de Cleópatra que ficou para a história como uma mulher inteligente, sedutora, uma estrategista que mesclava beleza com diplomacia, sedução com manipulação. Mas há muitas informações difíceis de serem confirmadas, até porque a rainha viveu alguns anos antes de Cristo.
Confira sete informações sobre Cleópatra que provavelmente você não sabia:
7 - Cleópatra não era precisamente egípcia
Nascida no ano 69 a.C., Cleópatra nasceu na Macedônia, apesar de ser da dinastia Ptolemies, que governou o pais famoso por suas pirâmides após a morte de Alexandre, O Grande.
6 – Casou-se com o próprio irmão
Cleópatra chegou ao poder aos 18 anos, compartilhando o trono com seu irmão, até que este se tornasse maior. Como era costume nas dinastias egípcias, Cleópatra teve que se casar com seu irmão Polemy XIII, então com 10 anos.
5 – Matou-se usando uma cobra
Marco Antônio, seu último amor e aliado para tomar o poder em Roma, se matou por acreditar que Cleópatra estava morta. A faraó, cada vez menos poderosa, resolveu morrer com o amado. Colocou sua roupa mais elegante e entrou em um sarcófago perfumado com uma cobra egípcia, morrendo envenenada.
4 – Conheceu Júlio César no exílio
Assim que o irmão assumiu o poder, Cleópatra foi exilada na Síria, no ano 49 a.C. Nesta época, os romanos viviam em guerra civil e Júlio César, quase sem perceber, conseguiu voltar ao Egito, se livrar do irmão de Cleópatra, e conquistar Cleópatra usando suas armas políticas e sedutoras. Juntos tiveram um filho, Cesarião, que governou o Egito ao lado da mãe.
3 – Depois da morte de Júlio César, tentou se manter no poder
No ano 44 a.C, Júlio César foi assassinado em Roma e Cleópátra esperava que seu filho herdasse o poder, o que a faz voltar ao Egito para ser uma espécie de “cofaraó” ao lado de Cesarião. Depois de uma guerra, Roma se dividiu entre dois imperadores e Marco Antônio foi aliado de Octávio. Ele deveria se casar com a filha do imperador, mas conheceu Cleópatra durante uma negociação e foi seduzido por seus encantos. Os dois ficaram juntos e tiveram três filhos.
2 – Ninguém conhece sua verdadeira aparência
Apesar dos vários retratos desenhados de Cleópatra, os mais detalhados foram feitos muitos séculos depois de sua morte e não são tão parecidos com a rainha. Segundo relatos históricos, era muito charmosa. Mas também há outros escritos dizendo que não era atraente. Mas Hollywood fez seu papel e a registrou em filmes como uma mulher charmosa e sedutora.
1 – Dizia ser a reencarnação da Deusa Ísis
Ísis, na mitologia egípcia, era a Deus mais importante e Cleópatra VII dizia ser sua reencarnação. Por isso era conhecida como nova Ísis, o que a proporcionava uma aura mística diante de seus súditos.